Expedição de pedidos serve para que a empresa possa controlar quando um pedido está pronto para a entrega (separado).
Essa ferramenta é bastante utilizada principalmente por distribuidoras para facilitar a comunicação entre o estoque e o faturamento.
Para acessar a expedição de pedidos, acesse o Módulo > Comercial > Ação > Expedição de Pedidos.
Nessa tela temos apenas dois campos para preenchimento:
Como funciona essa Expedição de Pedidos?
Você seleciona o número do pedido que deseja separar e o sistema listará os produtos contidos neste pedido no grupo mais em baixo chamado "Itens do pedido", conforme imagem:
Após selecionado o pedido, você pode adicionar os produtos que está separando, através do campo Código EAN Embalagem, onde é possível adicionar de 4 formas:
Caso você trabalhe com os códigos de barras, você pode ler o código de barras do produto, que o sistema automaticamente o identificará e o adicionará na quantidade embalada. Conforme imagem abaixo:
Quando for terminada a separação dos produtos, basta clicar em Salvar.
Após este processo, o pedido passará a ter Status de Expedição como "Pronto". Indicando que já está pronto para ser transportado ao cliente.
Dica 1:
Caso o pedido não for separado completamente, o pedido vai ficar com Status Expedição "Parcial".
Dica 2:
O sistema possui uma validação que não permite que o usuário separe mais produtos do que o solicitado pelo cliente. Exemplo:
Eu tinha o pedido 741, onde eu precisava de 1 unidade do produto BITS FENDA PONTA CHATA, porém, passei duas vezes o código de barras. Como eu não preciso de duas unidades deste produto, na segunda vez que li o código de barras o sistema apresentou a seguinte mensagem:
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