Você sabe quando deve excluir ou cancelar uma nota fiscal de compra?
A exclusão deve ser feita após efetuar a entrada de uma nota de compra ou emiti-la com a opção emissão própria, e ao salvá-la perceber algum erro na mesma. Podendo fazer o processo de exclusão da nota fiscal.
Emissão própria é quando você faz a nota de compra em nome de seu fornecedor, para controle de seu estoque.
Já o cancelamento, deve ser feito após você emitir a nota de compra com a opção emissão própria e a nota ter sido autorizada pelo SEFAZ, e só após ter notado algo irregular na mesma, então a nota fiscal somente poderá ser cancelada.
Lembrando que o cancelamento de notas pode ser feito até 7 (sete) dias, após sua autorização.
Por exemplo, se você emitiu e autorizou a nota dia 09/05/2018 as 17h e só após alguns dias ter notado algo errado, poderá ser feito o cancelamento até o dia 16/05/2018 as 17h, por isso esteja atento ao prazo.
Exclusão/Cancelamento de notas fiscais
Segue abaixo os passos para fazer a exclusão/cancelamento da nota fiscal de compra.
Clicar em Módulos - Compras - Arquivo - Notas Fiscais
Após irá abrir a tela onde você vai procurar a nota que deve ser excluída/cancelada, conforme imagem abaixo, o critério de pesquisa trás diferentes formas de procurar a nota:
Escolha a melhor forma para você, deixaremos aqui 3 (três) exemplos, para lhe auxiliar:
Data - Escolha o período que deseja procurar a nota que vai ser excluída/cancelada e após clique em Pesquisar, vai lhe trazer todas as notas que foram dado entrada ou emitidas no período que foi colocado, conforme segue abaixo, foi colocado a data entre 10/05/2018 a 15/05/2018 e puxou as notas de número 000125761/000508840/000109913/008687, ambas no período que foi selecionado;
Fornecedor - Deverá ser colocado o nome do fornecedor que foi emitida a nota, que deverá ser excluída/cancelada e após clicar em Pesquisar, vai trazer todas as notas que foram feitas com nome desse fornecedor, conforme abaixo;
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