Você sabe quando deve excluir ou cancelar uma nota fiscal de venda?
A exclusão deve ser feita após efetuar alguma venda, e ao salvá-la perceber algum erro na mesma. Se não tiver sido enviada para o SEFAZ, poderá fazer o processo de exclusão da nota fiscal.
Lembrando que se essa for a última nota emitida, a mesma voltará a numeração, caso não for a última nota a numeração vai pular, seguindo a numeração da última nota feita.
Por exemplo, se foram feitas as notas 1, 2 e 3 e você autorizou a 1 e a 3 e precisa excluir a 2, já que ainda não foi autorizada, ao excluir a nota 2, na sequencia ao emitir uma nota vai ser a de número 4, pulando a numeração, então é de extrema importância verificar a numeração que esta, para que não haja problemas futuros.
Já o cancelamento, deve ser feito após a nota ter sido autorizada pelo SEFAZ, e só então ter notado algo irregular na mesma, então a nota fiscal somente poderá ser cancelada.
Lembrando que o cancelamento de notas pode ser feito até 7 (sete) dias, após sua autorização.
Por exemplo, se você emitiu e autorizou a nota dia 09/05/2018 as 17h e só após alguns dias seu cliente notar algo errado, poderá ser feito o cancelamento até o dia 16/05/2018 as 17h, por isso esteja atento ao prazo.
Como fazer?
Exclusão/Cancelamento de notas fiscais
Segue abaixo os passos para fazer a exclusão/cancelamento da nota fiscal de venda.
Clicar em Módulos - Faturamento - Arquivo - Notas Fiscais
Após irá abrir a tela onde você vai procurar a nota que deve ser excluída/cancelada, conforme imagem abaixo, o critério de pesquisa trás diferentes formas de procurar a nota:
Escolha a melhor forma para você, deixaremos aqui 3 (três) exemplos, para lhe auxiliar:
Data de Emissão - Escolha o período que deseja procurar a nota que vai ser excluída/cancelada e após clique em Pesquisar, vai lhe trazer todas as notas emitidas no período que foi colocado, conforme segue abaixo, foi colocado a data entre 01/05/2018 a 07/05/2018 e puxou as notas de número 8687/8688/8689, ambas no período que foi selecionado;
Cliente - Onde será colocado nome do cliente que foi feita a nota que deverá ser excluída/cancelada e após clicar em Pesquisar, vai trazer todas as notas que foram feitas em nome desse cliente, conforme abaixo;
Nº nota - Se você souber o número da nota que deverá ser excluída/cancelada, fica ainda mais fácil, você vai precisar colocar o número da nota que precisa e clicar em Pesquisar, e vai lhe trazer a nota correspondente, como imagem abaixo;
Feito algum desses passos, e encontrado a nota que deve ser excluída/cancelada, a mesma deverá ser marcada no quadrinho, que esta no inicio da linha, para isso é só dar um clique no quadrinho com o botão esquerdo do mouse, o mesmo vai ficar marcado, como na imagem a seguir:
Após encontrado a nota, e selecionado a mesma, vamos excluí-la/cancela-lá, para isso é só clicar no botão Ação, e após clicar em Excluir nota(s)/Cancelas nota(s), como mostra a na imagem abaixo, lembrando que:
A exclusão deve ser feita após efetuar alguma venda, e ao salvá-la perceber algum erro na mesma. Se não tiver sido enviada para o SEFAZ, poderá fazer o processo de exclusão da nota fiscal.
Já o cancelamento, deve ser feito após a nota ter sido autorizada pelo SEFAZ, e só então ter notado algo irregular na mesma, então a nota fiscal somente poderá ser cancelada.
Logo abrirá uma janela como nas da imagens, onde terá que ser escrito a palavra EXCLUIR/CANCELAR no campo "DIGITE A PALAVRA EM DESTAQUE", e clicar em ok.
Para confirmação da exclusão aparecerá a mensagem a seguir. Clique em ok novamente e pronto, a nota estará excluída.
Já para o cancelamento, antes da confirmação vai solicitar uma justificativa referenciando a nota desejada, como abaixo, onde você deverá colocar o motivo pela qual ela esta sendo cancelada e após clicar em ok;
Em seguida aparecerá a seguinte mensagem, conforme imagem, na qual vai trazer o número da nota que está sendo cancelada, deverá clicar em ok e pronto sua nota foi cancelada.
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