A importação de XML é utilizada para dar entrada na nota fiscal eletrônica de seu fornecedor, de maneira mais rápida e confiável em relação às quantidades e valores, evitando erro de digitação. Caso você não tenha algum produto ou o fornecedor cadastrado, o sistema cadastra através dessa funcionalidade.
Abaixo segue o vídeo explicativo de como efetuar a importação do XML de seu fornecedor.
Segue explicação passo-a-passo em como importar o XML do seu fornecedor.
Antes de mais nada, deve ser acessado o módulo de Compras, através do menu Módulos opção Compras. Após, selecione o menu Ação opção Importar NF-e/CT-e.
A tela que abrirá, será conforme abaixo:
Primeiramente, salve o arquivo XML recebido do fornecedor em uma pasta de sua escolha no computador. Após, clique no botão procurar e vá até a pasta onde foi salvo o arquivo e selecione o XML salvo.
Informe no campo Modelo NF, a série de documento utilizada para emissão de notas fiscais eletrônicas ou a série para entrada de conhecimentos de transportes eletrônicos.
No campo "Operação Padrão", informa-se a operação de compra que melhor atender a necessidade da entrada da nota. Normalmente, utiliza-se a operação que mais produtos na nota.
Se tiver ordem de compra referente ao XML que será informado, clica-se no campo "ordens de compra" e pressiona-se F3 ou clica-se na lupa para pesquisar a ordem de compra. Em seguida, clique em Adicionar. Se tiver mais de uma ordem de compra, não tem problema, seleciona-se ordem de compra por ordem de compra, e vai adicionando. Na grade ao lado, onde consta os dados de código, data e fornecedor, vai listando as ordens de compra adicionadas.
Após clica-se em Importar. Abrirá a tela conforme abaixo:
Como podemos verificar, temos produtos em três situações diferentes: "x" vermelho, "i" azul e "v" verde. Qual o significado de cada um desses status?
Após ajustar os produtos, clique em Ok que o sistema fará o processo de importação dos produtos do XML para a nota no sistema, de acordo com as parametrizações de cada produto. Quando houver fator de conversão, a entrada da nota ocorrerá conforme o informado no fator de conversão.
Agora você só precisa conferir a nota, se os valores fecham direitinho com a NF que você recebeu e após, salvar.
ICMS ST e FCP ST Cobrados Anteriormente.
Olá pessoal, a partir do mês de Março de 2019, todas emissões dentro do Estado do RS serão obrigadas a informarem em suas notas de saídas e cupons fiscais o Valor da St cobrados anteriormente. Conforme alterações na apuração de ICMS ST, é necess...
Leia maisComo fazer uma Devolução de venda.
Uma NF de devolução de venda pode ser realizada quando o seu cliente está devolvendo alguma mercadoria. Ou ainda se deseja realizar um estorno de uma NF você pode realizar o mesmo processo.Vídeo explicativo de como efetuar a devolução de uma venda da...
Leia mais